Evite esses 5 Erros ao montar Vitrine de Ótica!


Montar uma vitrine de ótica é uma tarefa muito importante para atrair clientes e destacar os principais óculos que sua ótica tem disponíveis.

Basicamente uma vitrine bem construída tem duas funções: Atrair clientes e promover produtos. 

E nessa empreitada, evitar esses 5 erros mais comuns ao se montar uma vitrine de ótica
 é fundamental.

Leia esse artigo até o final e as dicas bônus que preparamos para te ajudar a saber o que fazer na hora de montar sua vitrine.

Erros de Vitrine de Ótica para evitar

1 - Excesso de informação



Uma vitrine desorganizada confunde clientes e dificulta a visualização dos produtos. Mas por quê isso acontece?

Especialistas em vitrinismo afirmam que é essencial manter óculos e acessórios organizados na vitrine, evitando o acúmulo excessivo de itens expostos.

Barry Shwartz explora em seu livro "O Paradoxo da Escolha" que muitas opções de escolha deixam o consumidor confuso. 

Em outras palavras: menos é mais.

Se a sua vitrine for convidativa, evita sobrecarregar visualmente os clientes, transmitindo uma imagem profissional e organizada.

2 - Falta de iluminação adequada:


É essencial direcionar a iluminação na vitrine de forma que guie a direção visual do consumidor até os óculos que você intenciona destacar.

Mas é preciso ter cuidado ao utilizar esse recurso, pois a iluminação é essencial para criar uma atmosfera atraente e não deixar a impressão de que seus óculos parecem sem graça.

3 - Não ter Periodicidade:

Manter por um longo tempo o mesmo projeto de exposição na vitrine pode limitar o interesse dos clientes. 

Ofereça uma variedade de estilos, marcas e preços para atender a diferentes preferências.

A fim de evitar cometer o erro do item 2, os especialistas recomendam que o projeto não fique mais de 15 ou 30 dias sem qualquer mudança.

Mas para essa regra não existe uma clareza absoluta.

Além disso, se sua vitrine ficar desatualizada por muito tempo, ela perderá sua relevância e passará a ser desnecessária para o cliente. 

4 - Falta de limpeza: 

Na correria do dia a dia, é comum esquecer-se de limpar a vitrine para mantê-la livre de poeira, mas fazer isso transmite uma imagem profissional e atraente da loja.

Pense na forma como o espectador da vitrine leva até 30 segundos para ter despertado seu interesse nos produtos. 

Então toda atenção a essa parte da sua óptica nunca será demais!

"Se eles são desleixados com a limpeza dos óculos, será que não seriam com os meus óculos quando eu os comprar?"

5 - Deixar de acompanhar as necessidades do mercado:

O comércio se aproveita das datas comemorativas. Não é só comércio que acompanha essas datas, mas o mercado também.  

No Dia dos Pais, por exemplo, as pessoas procuram por promoções e lançamentos de óculos especialmente masculinos anunciados na VITRINE!

No Dia das crianças, os óculos infantis é que devem ser destacados.

Um documento de Datas Comemorativas pode te ajudar a identificar as ações mais interessantes para a empresa preparar sua vitrine para cada uma delas. 

No início do ano você define as datas e um esboço de como será a caracterização de sua vitrine. 

Dicas para aprimorar as práticas de cuidado com a vitrine da sua ótica:

  1. Conheça o que se destaca nas suas vendas:

    Identifique os produtos mais populares em sua ótica. Se os óculos de sol são os mais vendidos, dedique mais espaço à exposição desses.

  2. Aproveite as datas comemorativas:

    Datas como Natal, Black Friday, Dia das Mães, entre outras, despertam o interesse do mercado. Adapte sua vitrine para essas ocasiões especiais.

  3. Cuide da iluminação:

    Opte por luzes que não sobrecarreguem os olhos dos transeuntes.

    Luzes amareladas são esteticamente agradáveis e destacam seus produtos tanto quanto as luzes brancas.

  4. Esteja atualizado com as tendências:


    Descubra quais são as armações do momento. Observe o que os influenciadores estão usando e quais modelos de armação são populares entre as celebridades.

    Mantenha sua loja atualizada para atender às expectativas do público que busca esses estilos em sua ótica.

  5. Anuncie suas campanhas:

    Ofertas, promoções e campanhas especiais precisam ser informadas na vitrine para que seu cliente saiba a vantagem do momento de comprar em sua ótica. 

    Faça adesivos que informem os descontos especiais daquela peça ou coleção de óculos expostos. 

Há estudos que comprovam que até 80% das suas vendas podem ser motivadas pela vitrine. 

Montar uma vitrine de ótica é crucial para atrair clientes e promover produtos. 

Evitar erros como desorganização, iluminação inadequada e falta de atualização é essencial. 

Adicione a isso aproveitar bem as datas comemorativas, destacando produtos populares e no cuidado com sua iluminação.

Esteja atualizado com as tendências para otimizar a vitrine da sua ótica.
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