Aprenda a se planejar para abrir sua ótica!

Se você está pensando em abrir uma ótica, saiba que está no caminho certo, afinal o mercado óptico vem ganhando cada vez mais força no Brasil devido ao fato de que esta área de negócio compreende um público bem abrangente, além de garantir uma margem de lucro significativa, e, de fato, é um ramo de atividade em constante crescimento no país, faturando em média mais de 21,5 bilhões de reais anualmente. Mas como todo início de negócio, é vital que haja, antes de qualquer coisa, PLANEJAMENTO, a fim de que à base de uma sólida planificação, o empreendedor consiga antever possíveis obstáculos, calcular "comos", "ondes" e "quandos". É claro que é muito mais importante que sua ideia saia do papel, mas primeiro, seja sincero, sua ideia já está bem escrita e desenhada no papel?


Para te ajudar nós do Blog Da Ótica preparamos um esquema de planejamento que irá nortear a forma como você pode encarar essa importante etapa do processo de abertura de sua ótica de maneira mais prudente e racionalizada. Acompanhe o que preparamos para você e garanta, por meio desse método, sucesso no seu negócio!


ESQUEMA 3QO

Quando se fala na abertura de um novo negócio é primordial se organizar primeiro como para tudo na vida. Foque nisso! Um bom planejamento embasará toda a superfície sobre a qual será construída o seu negócio. Isso serve para qualquer ramo de atividade, de sorte que, caso a base não esteja bem firmada (planejada), todo o resto poderá sofrer problemas. O Esquema 3QO basicamente sintetiza as perguntas básicas que você deve fazer ao se planejar para abrir sua ótica. São 4 questões, sendo que três delas começando com a letra "Q" e por fim, a última pergunta com a vogal "O": Quais; Quem; Quanto e Onde. Abaixo explicaremos o que cada pergunta significa e como você, respondendo cada uma delas, terá uma boa estrutura para o Plano de Negócio ideal.  


  1. QUAIS? Esse "Q" é a primeira pergunta que você deve fazer para o primeiro ponto do seu Plano de Negócio. Também entenda o primeiro "Q" por "O quê?". Primeiro, o quê é o negócio? Segundo, quais os principais produtos/serviços que você irá oferecer? Você precisa estabelecer claramente qual o tipo de serviço e produto que seu cliente pode esperar de sua ótica. Você pode responder: óculos. Ok. Mas quais serão os modelos de armações que você irá oferecer? Gatinho, redondo... Uma dica! Aposte em estilos modernos como Animal Print ou Club-Master, por exemplo. Confira no site do Atacadão da Ótica os produtos na categoria de armações que devem fazer parte do seu catálogo.
  1. QUEM? Este "quem" refere-se ao seu público alvo. Defina se seu público-alvo será bem abrangente ou mais restrito a um público luxuoso, se for o caso, então, foque nas armações de grife, mas não abra mão das armações esportivas e clássicas.

  2. QUANTO? Chegou a hora de falarmos de dinheiro. Basicamente pense em três pontos principais dentro dessa questão:
    A) Quanto de capital será investido;
    B) Qual a perspectiva de faturamento mensal;
    C) Em quanto tempo espera que o capital investido retorne. 

    Com base nesses três pontos anote as possíveis despesas que você irá encontrar antes e durante o funcionamento do negócio; calcule os custos para aluguel do local de funcionamento, despesas com maquinários e acessórios obrigatórios para o funcionamento da sua ótica, bem como, também, ao final tenha bem definido quanto será aplicado para capital de giro e fluxo de caixa e por quanto tempo. Reduza custos desnecessários e lembre-se: nem sempre o mais caro necessariamente é o melhor. Uma armação fabricada com matéria prima de qualidade, tecnologia moderna, resistente a impactos não precisa ser cara para seu caixa! Você pode oferecer qualidade ao seu cliente e lucro ao seu bolso ao mesmo tempo, pois menos custo é mais lucro. O Atacadão da Ótica, seu fornecedor óptico online, entende isso e por isso preza exatamente pelo excelente custo-benefício para seu negócio no fornecimento de armações e óculos de sol no atacado. 

  3. ONDE? Chegou o momento de definir a localização do seu ponto comercial. Este é, sem dúvida, um dos fatores que mais influenciam no faturamento de sua ótica, por isso, na hora de selecionar, leve em conta aspectos como o público-alvo, por exemplo. Calcule se nessa região a faixa de renda e hábitos de consumo das pessoas condizem com a sua expectativa de clientes potencias, estabelecida no "Q" Quem. Fique atento aos aspectos legais. Aja de acordo com a Lei de Zoneamento vigente em seu município e antes de fechar contrato com o locador do imóvel, consulte a Prefeitura e se certifique da documentação exigida para o bom funcionamento legal de seu negócio. 
Agora que você já conhece o Método 3QO chegou o momento de pôr a mão na massa. Caso ainda hajam restado dúvidas sobre o tema, consulte a equipe do Atacadão da Ótica, pois que teremos muita satisfação em atender você e sermos seus parceiros nessa jornada pelo sonho do negócio próprio. Boa sorte. 

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