Como oferecer atendimento de qualidade para seu cliente?

Hoje em dia, o ramo ótico é, talvez, um dos ramos de negócio que mais tem concorrência no Brasil, frente a uma sociedade com acesso à informação como jamais fora possível. Por este motivo, tenha certeza que o consumidor vai pesquisar antes da decisão de compra, e, consequentemente, diante de tantas opções, para que ele possa escolher pela sua ótica, há necessidade de que veja a sua marca como sinônimo de excelência no atendimento, pois o atendimento é uma das partes mais importantes no processo de venda.

Neste artigo vamos abordar os pontos primordiais que definem o atendimento de qualidade para fidelizar seus clientes, melhorar a imagem da sua ótica no mercado e aumentar suas vendas!

1 – Passe credibilidade!

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Quando uma pessoa chega na sua ótica, ela precisa sentir imediatamente que a sua empresa transmite segurança, uma vez que, antes de comprar ali, ela está levando em consideração, não apenas o ambiente estético da ótica, a beleza das vitrines ou a adequada vestimenta dos atendentes, mas principalmente a segurança do vendedor que vai lhe passar toda a credibilidade possível.

Todos sabemos o quão desconfortável pode ser lidar com uma pessoa insegura, não é verdade? Porém, não só conscientemente conseguimos identificar segurança ou insegurança da parte do nosso interlocutor, mas inconscientemente também.

A palavra “insegurança” é proibida no vocabulário de um vendedor, pois se o cliente não pode confiar na pessoa que está lhe apresentando um produto, como se sentirá seguro para adquiri-lo?

Devido a isso, atente-se às nossas dicas de como transmitir mais credibilidade e segurança para seu cliente.

Postura de Liderança

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Tão logo alguém entre pela porta da sua ótica, mantenha-se ereto, com ombros para trás e receba a pessoa com um firme aperto de mão e um simpático sorriso no rosto. A postura de liderança transmite à mensagem ao subconsciente da pessoa: “Pode confiar em mim”.  

Seja Perito


Imagem relacionadaEm geral, costumamos falar com mais propriedade de um assunto que dominamos. Em consequência disso, estude seu negócio e produtos que oferece, saiba tudo sobre estilos de armações e lentes, além de dominar assuntos concernentes ao ramo ótico, doenças oculares, etc., para que ao falar sobre seu produto, as informações fluam tão naturalmente que seu cliente tenha a certeza de que está lidando com um especialista no assunto.

2 – Entenda as Necessidades de seu cliente

Assim como em uma anamnese optométrica, na medida em que o profissional de saúde consegue dirigir bem sua entrevista inicial com o paciente, e desse modo podendo chegar a 85% do diagnóstico na clínica, também o atendente ótico, de igual modo deve estar preparado para entender as necessidades do cliente e superá-las.

Porém, isso não se trata de tão somente saber “ler” a receita médica, mas interpretar o indivíduo que está diante de você. Você conseguiu reparar em quais tipos de modelos de óculos a que primeiramente se dirigiu quando entrou pelo estabelecimento? Pergunte os motivos que levaram seu cliente a procurar um oftalmologista e se consultar; saiba com que frequência no dia, ou semanalmente, ele/ela irá precisar do óculos.

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Se alguém já chega até você tendo em mente a lente que pretende comprar ou o modelo de armação pelo qual tem preferência, é necessário que você conheça os “porquês” dele, para que consiga superar suas necessidades.

Da mesma forma, se tiver que atender aquele cliente que precisa de todo o seu suporte, principalmente nesse caso, ele deve ver em você alguém que genuinamente se interessa pelo que ele (a) precisa para que tenha a oportunidade de adquirir o produto que atenda suas necessidades.

Agindo assim, você como vendedor poderá prosseguir com um atendimento altamente personalizado.

3 – Ofereça uma boa variedade de opções 

Variedade de escolha sugere liberdade para o consumidor.

Quando a ótica dispõe de um extenso estoque de produtos dos mais diferentes estilos e modelos, mesmo que alguns sejam inusitados, ela consegue atender melhor às exigências da clientela, formada é claro, por indivíduos com gostos diferentes.

Geralmente queremos ter liberdade para escolher pelos produtos que vamos adquirir, assim sendo, se o seu estabelecimento é focado no fornecimento de óculos de sol, por exemplo, sugerimos que sua vitrine disponha dos diversos tipos de modelos deste tipo de óculos.   


O cliente prefere modelos de armações mais discretas ou estilos mais cheios de personalidade? Então esteja pronto para que dentro de uma ou mais categorias, muitas opções possam deixá-lo livre para escolher.

4 – Fidelize pelo pós-venda

A venda é crucial, por isso, campanhas para gerar novos leads são tão importantes, como já dizia aquela célebre frase: “a propaganda é a alma do negócio”. Todavia novos clientes podem custar para sua empresa entre três e seis vezes mais do que um cliente fidelizado. Sabendo disso, aumente a porcentagem de clientes que sempre compram de sua empresa, uma vez que isso, além de diminuir custos, aumenta a previsibilidade de lucros.

O cliente lucrativo e fiel à sua ótica é aquele que sempre encontra nela o suporte necessário para resolver mesmo que os pequenos problemas que ele venha a ter após a compra. Essa experiência de satisfação está intrinsecamente ligada ao atendimento como um todo, que não termina no “volte sempre”.

Se o comprador tiver alguma experiência negativa com seus produtos, com o atendimento ou com um problema mal resolvido, talvez não chegue a reclamar diretamente, MAS, além de não voltar a comprar na sua ótica, há uma boa chance de que saia falando mal da empresa.

Por isso, estimule seus clientes a avaliarem seu negócio, ou a “reclamarem” se for preciso. Isso evita o prejuízo de perder um cliente e o desconforto de ter seu negócio como alvo de críticas negativas no mercado, além de te ajudar a mapear os pontos que precisam ser eliminados ou acrescentados à organização, a fim de que a satisfação do cliente aumente cada vez mais.

Colocando nossas dicas em prática, melhorado o atendimento que você oferece, como vendedor ou proprietário de uma ótica, o sucesso do negócio e de seus lucros é certo, garantindo recorrência de vendas e satisfação de seus clientes.
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