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5 dicas para alavancar as vendas e fidelizar os clientes da sua ótica!


Com o advento da compra online, se sobressair em um comércio físico vem se tornando uma tarefa cada mais desafiadora na atualidade.

Pensando nisso, nós preparamos 5 dicas fantásticas para que você aumente suas vendas e o número de clientes fidelizados à sua ótica!
Neste artigo, você encontra:
  • Conheça seus produtos
  • Ofereça um atendimento personalizado
  • Deixe sua ótica esteticamente apresentável
  • Diversifique seu portfólio de produtos
  • A fidelização é consequência de um pós-venda bem trabalhado! 
  • Por que fidelizar meus clientes? 
  • Como minha ótica se beneficia de clientes fiéis? 
  • Foque no pós-venda! 


1 – Conheça seus produtos

 


Um bom jogador de xadrez entende bem sobre o que diz respeito ao jogo, mas talvez desconheça regras de basquete. Mas se tivesse que explicar sobre algum desses esportes, qual deles ele falaria com mais convicção?

Agora se pergunte: qual é o assunto que eu mais domino neste nicho? E sobre esta armação, peça, lente, sobre o que eu melhor entendo?
Conheça seus produtos a tal ponto que você omita só o que desconhece e fale com propriedade somente daquilo que domina.

Se você não pode deixar claro sobre a funcionalidade do filtro polarizado daquela lente, é o momento de buscar entender melhor sobre, para depois ter maior segurança ao tentar convencer seu  cliente, mas se pode explicar como um perito  sobre os raios UV, use seu conhecimento a favor do argumento de venda daquele óculos que conta com essa proteção.


2 – Ofereça um atendimento personalizado  

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O atendimento é, sem dúvida, o fator determinante de toda venda, uma vez que o cliente leva em consideração mais a forma como foi recebido do que o produto em si. Podemos dizer que o consumidor compra primeiro o atendimento, e como consequência de ter sido bem atendido, adquire o produto.

Em se tratando de um bom atendimento, dificilmente o tratamento robótico e engessado é eficiente no comércio físico. Sabendo disso, o vendedor não precisa se deter em respostas prontas, tampouco ver seu cliente como “mais um número”, uma vez que essa atitude atrapalha a empatia.

Treine sua equipe de vendas para trabalhar oferecendo um atendimento personalizado, ou seja, adequado para cada tipo de pessoa, sem perder o carisma e a espontaneidade.


3 – Deixe sua ótica esteticamente apresentável  

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Você já deve ter percebido que ao entrar em algumas óticas, a impressão que tem é que todos os detalhes da decoração interagem entre si, e nem precisamos falar muito sobre o quanto o aspecto estético do ambiente faz sentido se mencionarmos as óticas de grife.   

Sim, todo esse cuidado com decoração é proposital. O raciocínio é lógico: uma ótica apresentável proporciona uma excelente primeira impressão da sua loja.

Organize a vitrine para que os arranjos entre a iluminação e os óculos mais populares da ótica atraiam os clientes para conferir os produtos em destaque.
Se a loja remete a um ambiente mais luxuoso, investir em detalhes como luminárias redondas de led, arranjadas com o brilho do piso de porcelanato polido, por exemplo, pode ser interessante. Espelhos bem alocados também trazem aconchego ao local.


4 – Diversifique seu portfólio de produtos


Bem, uma vez que o cliente já está se sentindo confortável com o local bem apresentado, o atendimento atencioso do vendedor, agora está mais seguro para começar a falar do que está procurando.

Conforme tratamos na matéria sobre atendimento de qualidade, nesse momento você percebe a importância de diversificar seu catálogo, dando ao cliente liberdade de escolha.

Caso seu portfólio disponha do modelo de armação ou lente solicitados, ótimo. Porém, no caso de não dispor do modelo solicitado, pode ser que o cliente goste mais de outro tipo de modelo que você apresentar.

Pode parecer que a ideia de mais produtos, a primeiro momento, possa desfalcar seu caixa. Mas não se preocupe. O Atacadão da Ótica fornece armações para óculos de grau e de sol no atacado, fabricados em materiais de qualidade, a custo baixo para sua ótica.



Antes de seguirmos para a última dica, vamos abrir um parêntese para tratar sobre como funciona a fidelização dos clientes de sua ótica!



A fidelização é consequência de um pós-venda bem trabalhado

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É evidente que toda ótica procura por clientes fiéis à sua marca, ou seja, aqueles que sempre compram ali, que por se verem tão satisfeitos, não só tornarão a fazer negócio com a loja, como também favorecerão a marca por meio de uma positiva propaganda boca-a-boca.

Por isso, guarde esta informação: se você trabalhar com primazia seu pós-venda, como consequência desse trabalho árduo e eficiente, vem a fidelização desses clientes.


Como minha ótica se beneficia de clientes fiéis?

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Estima-se que um novo cliente custe para seu negócio até seis vezes mais do que aquele cliente já fidelizado, levando em consideração todos os gastos com campanha publicitária. 

Custos mais baixos significam para sua ótica, ou maior margem de lucro ou mais capital para investir no seu negócio.

Além disso, grandes empresas aumentam sua porcentagem de clientes fidelizados, em contraste aos prospectados, para que, além de diminuir custos, possa ser possível aumentar a previsibilidade de faturamento, por isso:


5 – Foque no pós-venda!

Existe um ditado no ambiente corporativo que diz: “Todos que compram são compradores, mas nem todo comprador é cliente”. O cliente é fiel à empresa e isso quer dizer que o que vai transformar um comprador em cliente é algo acima da venda, o pós-venda.  

Focar no pós-venda quer dizer que após todo o processo de prospecção, abordagem, atendimento e fechamento, ainda resta uma atenção especial que se dá àquele novo comprador de sua ótica, que custou caro para chegar ali.

Essa atenção é mais importante do que a que é dada na venda, porque uma ótica com clientes fiéis tem menores despesas com campanhas de prospecção, como já citado, pois o pós-venda bem feito é determinante para a fidelização de seus clientes.

Portanto, no caso de alguma eventualidade, ajude seu cliente com toda atenção, pois ele (a) sempre terá razão. Procure fazer com que ele avalie seu produto, ótica e atendimento, te dando a chance de melhorar e aprimorar seus serviços.

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