Com o advento da compra online, se sobressair em um
comércio físico vem se tornando uma tarefa cada mais desafiadora na atualidade.
Pensando nisso, nós preparamos 5 dicas fantásticas para que
você aumente suas vendas e o número de clientes fidelizados à sua ótica!
Neste artigo, você encontra:
- Conheça seus produtos
- Ofereça um atendimento personalizado
- Deixe sua ótica esteticamente apresentável
- Diversifique seu portfólio de produtos
- A fidelização é consequência de um pós-venda bem trabalhado!
- Por que fidelizar meus clientes?
- Como minha ótica se beneficia de clientes fiéis?
- Foque no pós-venda!
1 – Conheça
seus produtos
Um bom jogador de xadrez entende bem sobre o que diz
respeito ao jogo, mas talvez desconheça regras de basquete. Mas se tivesse que
explicar sobre algum desses esportes, qual deles ele falaria com mais convicção?
Agora se pergunte: qual é o assunto que eu mais domino
neste nicho? E sobre esta armação, peça, lente, sobre o que eu melhor entendo?
Conheça seus produtos a tal ponto que você omita só o que
desconhece e fale com propriedade somente daquilo que domina.
Se você não pode deixar claro sobre a funcionalidade do filtro
polarizado daquela lente, é o momento de buscar entender melhor sobre, para
depois ter maior segurança ao tentar convencer seu cliente, mas se pode explicar como um perito sobre os raios
UV, use seu conhecimento a favor do argumento de venda daquele óculos que
conta com essa proteção.
2 – Ofereça
um atendimento personalizado
O atendimento é, sem dúvida, o fator determinante de toda
venda, uma vez que o cliente leva em consideração mais a forma como foi
recebido do que o produto em si. Podemos dizer que o consumidor compra primeiro
o atendimento, e como consequência de ter sido bem atendido, adquire o produto.
Em se tratando de um bom
atendimento, dificilmente o tratamento robótico e engessado é eficiente no
comércio físico. Sabendo disso, o vendedor não precisa se deter em respostas
prontas, tampouco ver seu cliente como “mais um número”, uma vez que essa
atitude atrapalha a empatia.
Treine sua equipe de vendas para trabalhar oferecendo um
atendimento personalizado, ou seja, adequado para cada tipo de pessoa, sem perder
o carisma e a espontaneidade.
3 – Deixe
sua ótica esteticamente apresentável
Você já deve ter percebido que ao entrar em algumas óticas,
a impressão que tem é que todos os detalhes da decoração interagem entre si, e
nem precisamos falar muito sobre o quanto o aspecto estético do ambiente faz
sentido se mencionarmos as óticas de grife.
Sim, todo esse cuidado com decoração é proposital. O
raciocínio é lógico: uma ótica apresentável proporciona uma excelente primeira impressão
da sua loja.
Organize a vitrine para que os arranjos entre a iluminação
e os óculos mais populares da ótica atraiam os clientes para conferir os
produtos em destaque.
Se a loja remete a um ambiente mais luxuoso, investir em
detalhes como luminárias redondas de led, arranjadas com o brilho do piso de
porcelanato polido, por exemplo, pode ser interessante. Espelhos bem alocados também
trazem aconchego ao local.
4 – Diversifique
seu portfólio de produtos
Bem, uma vez que o cliente já está se sentindo confortável
com o local bem apresentado, o atendimento atencioso do vendedor, agora está
mais seguro para começar a falar do que está procurando.
Conforme tratamos na matéria sobre atendimento
de qualidade, nesse momento você percebe a importância de diversificar seu
catálogo, dando ao cliente liberdade de escolha.
Caso seu portfólio disponha do modelo de armação ou lente
solicitados, ótimo. Porém, no caso de não dispor do modelo solicitado, pode ser
que o cliente goste mais de outro tipo de modelo que você apresentar.
Pode parecer que a ideia de mais produtos, a primeiro
momento, possa desfalcar seu caixa. Mas não se preocupe. O Atacadão da Ótica
fornece armações para
óculos de grau e de sol no atacado, fabricados em materiais de qualidade, a
custo baixo para sua ótica.
Antes de seguirmos para a última dica, vamos abrir um parêntese para tratar sobre como funciona a fidelização dos clientes de sua ótica!
A
fidelização é consequência de um pós-venda bem trabalhado
É evidente que toda ótica procura por clientes fiéis à sua
marca, ou seja, aqueles que sempre compram ali, que por se verem tão
satisfeitos, não só tornarão a fazer negócio com a loja, como também
favorecerão a marca por meio de uma positiva propaganda boca-a-boca.
Por isso, guarde esta informação: se você trabalhar com
primazia seu pós-venda, como
consequência desse trabalho árduo e eficiente, vem a fidelização desses clientes.
Como
minha ótica se beneficia de clientes fiéis?
Estima-se que um novo cliente custe para seu negócio até
seis vezes mais do que aquele cliente já fidelizado, levando em consideração
todos os gastos com campanha publicitária.
Custos mais baixos significam para sua ótica, ou maior
margem de lucro ou mais capital para investir no seu negócio.
Além disso, grandes empresas aumentam sua porcentagem de
clientes fidelizados, em contraste aos prospectados, para que, além de diminuir
custos, possa ser possível aumentar a previsibilidade de faturamento, por isso:
5 – Foque
no pós-venda!
Existe um ditado no ambiente corporativo que diz: “Todos
que compram são compradores, mas nem todo comprador é cliente”. O cliente é
fiel à empresa e isso quer dizer que o que vai transformar um comprador em
cliente é algo acima da venda, o pós-venda.
Focar no pós-venda quer dizer que após todo o processo de
prospecção, abordagem, atendimento e fechamento, ainda resta uma atenção
especial que se dá àquele novo comprador de sua ótica, que custou caro para
chegar ali.
Essa atenção é mais importante do que a que é dada na
venda, porque uma ótica com clientes fiéis tem menores despesas com campanhas
de prospecção, como já citado, pois o pós-venda bem feito é determinante para a
fidelização de seus clientes.
Portanto, no caso de alguma eventualidade, ajude seu
cliente com toda atenção, pois ele (a) sempre terá razão. Procure fazer com que
ele avalie seu produto, ótica e atendimento, te dando a chance de melhorar e
aprimorar seus serviços.